O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) mostra que 7 a cada 10 alunos de 15 anos não aprendem o básico em matemática.
Os resultados mostram que o Brasil segue entre os últimos no ranking com um desempenho em matemática abaixo do considerado básico para a idade. Segundo a avaliação, esses jovens não alcançam um nível de proficiência adequado para “participar plenamente da sociedade”, ou seja, não conseguem usar os conceitos matemáticos para resolver problemas simples do cotidiano.
O desempenho dos estudantes brasileiros piorou após a pandemia nas três áreas do conhecimento avaliadas pelo Pisa 2022, uma das principais avaliações de qualidade da educação básica do mundo. Depois de uma década sem avanços significativos, o Brasil agora regrediu no ensino.
O Programa avaliou 690 mil estudantes de 15 anos, em 81 países e regiões do mundo. A prova, que costumava ser aplicada a cada três anos, foi adiada em um ano por causa da pandemia. Assim a edição programada para 2021, foi feita no ano passado.
No quesito leitura, 50% dos avaliados obtiveram um percentual médio abaixo do esperado, considerado nível 2. Neste caso conseguem identificar a ideia principal num texto de extensão moderada, encontrar informações baseadas em critérios explícitos, embora complexos, e podem refletir sobre o propósito e a forma dos textos quando explicitamente orientados para o fazer. Apenas 2% dos nossos estudantes atingiram patamares acima de 5.
Enquanto no Brasil, o texto mais longo lido por 66% dos alunos não passa de 10 páginas, no Chile, nosso vizinho, o normal é ler mais de 100.
O que isso significa? Sem uma leitura eficiente, nossos jovens não conseguem interpretar um problema de matemática, por exemplo. Para os que acreditam que basta ser bom em exatas, o estudo comprova o contrário.
Mais uma vez foram os países e territórios asiáticos que tiveram os melhores resultados na prova. Singapura voltou a registrar o melhor desempenho em todas as áreas, seguido por Japão e Coreia. Os três países melhoraram suas médias apesar da pandemia.